O teto rebaixado com gesso e iluminação é uma forma elegante de tornar ambientes mais aconchegantes, especialmente os que têm pé-direito muito alto. O gesso tem as vantagens de proteger os locais em que é aplicado e esconder vigas, tubulações e varões de cortina. Além disso, valoriza qualquer projeto de iluminação, que pode ser personalizado para as suas necessidades.

Neste artigo, você vai aprender como funciona esse rebaixamento com gesso, quais suas vantagens para o ambiente em que é aplicado, e quais as principais opções. Acompanhe!

Como é o teto rebaixado com gesso e iluminação?

Na maioria dos casos, o rebaixamento é feito afixando-se placas de gesso na parte superior do teto. Esse forro fica suspenso e pode sofrer diferentes recortes, permitindo a instalação de projetos luminotécnicos conforme a demanda e a criatividade da decoração. Por exemplo, é possível usá-lo para acrescentar um rasgo de luz em qualquer parte do quarto ou banheiro.

Com seu aspecto liso e homogêneo, o gesso deixa o ambiente com um aspecto clean e elegante. É uma opção que você pode conferir em apartamentos de alto padrão e em hotéis chiques, entre outros ambientes. Outra função do rebaixamento com gesso é esconder os varões da cortina, criando a aparência de que elas saem de dentro do teto.

Quais suas vantagens para o ambiente?

O teto rebaixado com gesso e iluminação traz várias vantagens para a decoração. Vamos conferir as principais:

Adaptabilidade

Rebaixar o teto com gesso não é exclusividade da sala de estar. Em salas de jantar, quartos, banheiros e até cozinhas, ele também contribui para deixar o cômodo mais aconchegante e sofisticado. O projeto inteiro do imóvel pode ser valorizado com esse recurso.

Conforto luminotécnico

As lâmpadas de LED que podem ser embutidas no gesso são econômicas e trazem maior conforto visual. Seja para preparar um jantar na cozinha ou para aquela luz de leitura no quarto antes de dormir, o gesso permite um projeto luminotécnico mais adequado às necessidades de cada ambiente.

Sofisticação

Ambientes de pé-direito muito alto podem ser solenes, mas nem sempre aconchegantes. Em alguns casos, oferecem desconforto acústico por gerarem muito eco. O rebaixamento cria um ambiente mais agradável, com um material leve e sofisticado.

Variedade

Nem todos os rebaixamentos de gesso são iguais. Eles combinam com qualquer ambiente justamente por poderem acompanhar outros elementos, como detalhes em madeira, rasgos de luz, luminária pendente, spots coloridos, cimento, e o que mais sua imaginação permitir.

Quais são as opções de rebaixamento?

Há muitas opções no mercado para o rebaixamento em gesso e o projeto de iluminação correspondente. O ideal é encomendar um projeto customizado para a sua casa, pensando nas necessidades e no uso diário do cômodo.

Dentre as opções, podemos citar:

  • o desenho da sanca pode ser invertido para rebaixar apenas a lateral do teto, ganhar detalhes curvos, ou criar o contorno de uma figura;

  • instalar divisórias no gesso para separar dois ambientes;

  • fixar luminárias na parte não-rebaixada do teto;

  • compor o ambiente com diferentes materiais ou instalar gesso em cores diferentes;

  • definir a altura em que ficará o rebaixamento.

O teto rebaixado com gesso e iluminação é uma opção sofisticada para conferir charme e elegância a qualquer cômodo da casa. Além disso, tem a grande vantagem de permitir a instalação de um projeto luminotécnico mais adequado para o ambiente.

Este artigo foi útil para você? Então aprenda mais sobre decoração lendo nosso texto sobre as vantagens das lâmpadas embutidas.