Com o avanço da tecnologia, muitas comodidades têm chegado em nossas casas. Algumas delas, inclusive, incentivam a sustentabilidade e proporcionam maior economia. Um exemplo desse último caso é o dimmer. Se você está se perguntando o que é um dimmer, está no lugar certo.

Neste texto, explicamos um pouco mais sobre esse dispositivo capaz de regular a iluminação de diversos ambientes, além de apresentar suas principais vantagens e trazer dicas de como escolher o ideal para você. Acompanhe a leitura até o fim e confira!

Para que serve um dimmer?

O dimmer é um dispositivo utilizado para a variação de luminosidade em um ambiente. Ele pode ser instalado para o controle de uma única lâmpada, mas também para o de várias delas.

Um dimmer funciona, basicamente, a partir da existência de resistores ajustáveis. Como o nome sugere, os resistores são peças que oferecem resistência às cargas elétricas, o que possibilita o seu controle e ajuste de intensidade, além de economia na conta de energia elétrica. Essa é só uma das vantagens de um dimmer, como apresentamos abaixo.

Quais as vantagens de utilizar um dimmer?

Esse tipo de interruptor traz diversas vantagens. Conheça as principais delas a seguir: 

Iluminar de acordo com o uso do ambiente

Os dimmers são especialmente utilizados em salas de estar, mas também podem ser úteis em dormitórios e até mesmo em escritórios. Nem sempre a iluminação total de um ambiente é necessária e, por isso, esse dispositivo é uma ótima opção para criar um clima agradável e de acordo com a utilização do ambiente.

Controlar o gasto de energia

O fato de controlar a luminosidade do ambiente permite também a economia de energia. Essa vantagem pode ser interessante tanto para empresas quanto para residências particulares.

Garantir maior comodidade

Além de serem instalados como interruptor controlável na parede, os dimmers mais atuais também dispõem de controle remoto. Essa comodidade não era nem pensada poucos anos atrás.

Como escolher o dimmer ideal?

Ao escolher o dimmer ideal para a sua casa, alguns pontos devem ser levados em consideração. Entre eles:

  • tensão do circuito (127 V ou 220 V);

  • tipo da lâmpada a ser controlada;

  • quantidade de lâmpadas a serem controladas;

  • potência das lâmpadas.

Infelizmente, nem todas as lâmpadas de LED podem ser dimmerizadas. Caso você já utilize esse modelo de iluminação em sua residência, é necessário verificar se ele permite a regulagem da intensidade de energia antes de escolher o dimmer ideal.  Atualmente, essa têm se mostrado uma boa opção para quem pretende retirar as lâmpadas amarelas da decoração, mas ainda quer uma iluminação mais aconchegante.

Utilizar a tecnologia em prol de uma maior comodidade e, de quebra, economizar na conta de energia é algo que todo mundo procura, certo? Os dimmers são capazes de proporcionar essas vantagens e, como vimos neste texto, podem trazê-las tanto para as residências quanto para os escritórios.

Agora que você já sabe o que é um dimmer, conhece suas vantagens e sabe como escolher o mais apropriado para as suas necessidades, confira o controle remoto para fita de led em nosso site!