A piscina é algo que completa perfeitamente um jardim. No entanto, de nada adianta colocá-la nesse espaço se não houver um paisagismo para piscina, ou seja, um cuidado especial com o seu entorno.

Saber escolher as plantas que vão deixar a área de lazer ainda mais bonita é muito importante, pois, caso contrário, elas poderão sujar a água e deixar o ambiente pouco atrativo. Além disso, os demais elementos, como o revestimento do deck, a iluminação e o gramado, devem estar em plena harmonia.

Se você não sabe como combinar esses itens na decoração, continue a leitura deste post para aprender 4 formas de trabalhar bem o paisagismo para piscina.

1. Aposte na iluminação

A iluminação é fundamental para realçar a beleza da piscina e de tudo ao seu redor durante a noite, além de ser muito importante também para a segurança na hora do banho noturno. Também é válido considerar a preferência pelas lâmpadas de LED, pois são mais econômicas e não esquentam.

As luzes podem ser encaradas como um elemento decorativo, seja no interior da piscina, para dar um efeito de movimento, ou em refletores que iluminam árvores e arbustos. Utilize também espetos de LED, que funcionam à base de energia solar para iluminar o jardim e simular o efeito de uma chama.

2. Use deck de madeira

O piso ao redor da piscina é um item que merece atenção, pois ele não pode ser escorregadio. Por essa razão, o deck de madeira é bastante recomendado. Ele se integra perfeitamente à paisagem do jardim e é antiderrapante.

Também tem como vantagem a beleza e o poder de deixar o local aconchegante, confortável e sofisticado. Espalhe algumas cadeiras e espreguiçadeiras em cima dele para completar a decoração.

3. Preste atenção no gramado

Ter a piscina rodeada por grama torna o local naturalmente bonito. Uma boa ideia é usar grama sintética, que refresca o ambiente e é mais durável, mas você também pode optar por uma grama natural, é claro.

O problema é que ela pode levar muitas folhas e sujeira para a água. Por isso, além de mantê-la aparada e limpa de folhas soltas, é importante que o deck tenha um degrau ou escada que separe a piscina do gramado para maior proteção.

4. Escolha as plantas certas

Nem toda planta é indicada para a área da piscina. Algumas podem soltar muitas flores e folhas e prejudicar a limpeza da água. Então, aqui vai a nossa última dica: prefira as palmeiras do tipo triangular, fênix e canárias.

Plantas menores, como pata-de-elefante, jerivá e dracena arbórea, também são as melhores para o ambiente por serem resistentes ao sol e ao calor. Evite árvores frutíferas próximas à piscina para que as frutas não caiam na água.

Como você viu, não há mistério quanto ao paisagismo para piscina. Basta escolher uma boa iluminação, as plantas corretas, o melhor revestimento para o deck e, acima de tudo, confiar no seu bom senso. Não exagere na decoração, afinal, o ambiente deve ser convidativo e agradável para receber os amigos.

Quer saber mais sobre decoração para espaços abertos e que tipo de luz utilizar no deck da piscina? Então leia nosso artigo sobre iluminação de chão. Ele pode dar boas dicas!