Nos últimos anos, com as secas cada vez mais prolongadas, o Brasil tem precisado acionar mais as termoelétricas e, por consequência, o consumidor vê na conta um aumento do custo da energia. Esse cenário já é bem conhecido, tanto que no final de 2018, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estimou que o custo teria uma alta média de 1,45%, em 2019.

Mas você sabe o que pagamos na conta de luz que acaba deixando seu preço tão alto? São tantas siglas e impostos que, aliados à disposição confusa das informações, não facilitam em nada a leitura e o entendimento desse gasto indispensável.

Entretanto, é fundamental conhecer o que se está pagando para saber onde é possível reduzir os custos. Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa para ler sua conta de luz. Vamos lá?

O que está incluído no custo da energia?

As concessionárias de energia são responsáveis por levar a energia elétrica ao seus consumidores. Para tanto, fazem a cobrança de três custos básicos:

  • geração de energia;

  • transporte da energia (transmissão + distribuição);

  • encargos e tributos.

Assim, quando a conta de luz chega à casa do consumidor, ele está pagando a compra de energia (remuneração do gerador), a transmissão (custos da empresa transmissora) e a distribuição (serviço prestado pelas distribuidoras).

Além disso, somam-se à conta os tributos e encargos definidos por lei, destinados ao poder público, como ICMS, PIS/PASEP e Cofins, Taxa de Iluminação Pública e o adicional de Bandeira Tarifária.

Como ler a conta de energia?

Cada estado tem a sua distribuidora de energia e, cada uma, um modelo de conta de energia. Porém, alguns tópicos são obrigatórios e devem estar presentes em todas as faturas. Por isso, a dica é ter sua conta de energia em mãos para identificar os itens mais importantes para entender os seus gastos.

Identificação

Aqui, você verá os dados do titular da fatura, como nome do cliente, CPF, endereço, classe (se o imóvel é residencial ou industrial/comercial), número do cliente e do medidor de energia.

Datas de leitura

Data da emissão da conta e dia da próxima leitura. Valor de kWs consumidos no período. Você também poderá saber se estamos em período de bandeira vermelha ou amarela, quando há um acréscimo na tarifa da energia.

Impostos e ICMS

Neste campo estarão detalhados os valores de cálculo sem impostos e as alíquotas incidentes e pagas nessa fatura. Fique atento aos impostos que incidem em sua fatura e entenda quanto do pagamento final é destinado aos governos estadual e federal.

Dados de medição

Aqui é onde você poderá entender seu padrão de consumo. Você encontrará o consumo dos meses anteriores em kW/h e a tarifa R$/kWh. Fique atento para ver se o consumo tem aumentado ou diminuído durante os meses.

Uma boa dica é criar metas de conseguir reduzir o consumo de energia a cada mês, identificando os eletrodomésticos que mais consomem e podem ter seu tempo de uso reduzidos.

Como reduzir o valor da conta de luz?

Adotar medidas para a redução do consumo de energia elétrica é o melhor caminho para o consumidor que deseja diminuir seus gastos. Para tanto, fique atento a algumas questões do dia a dia:

  • desligue lâmpadas e ar-condicionado de ambientes que não estão sendo usados;

  • prefira lâmpadas de LED, que consomem menos energia;

  • não guarde alimentos quentes ou destampados dentro da geladeira;

  • evite banhos demorados e regule o chuveiro de acordo com a estação;

  • ao fazer instalações elétricas, use fios adequados e não faça emendas.

Se não soubermos fazer a leitura correta de seus dados, decifrar a conta de luz pode ser uma tarefa complicada. Entretanto, ter ciência sobre o que pagamos é fundamental para descobrirmos em que podemos reduzir e otimizar o consumo em nosso dia a dia. Você pode começar a cortar os gastos excessivos no cotidiano pela troca das lâmpadas por opções mais econômicas, por exemplo.

Quer saber mais dicas para reduzir os gastos de energia elétrica? Baixe o e-book e fique por dentro do que você pode fazer melhor no seu dia a dia!