Para atender bem às necessidades da família e economizar eletricidade existe a chamada LED dicroica. Afinal de contas, uma das decisões mais importantes em nossa casa é a escolha das lâmpadas.

Elas afetam o cotidiano do ambiente, inclusive para cozinhar, tomar banho, ler e receber os amigos para um jantar. As lâmpadas que a gente compra têm ainda outra consequência que aparece todo mês: a conta de luz. 

Neste post você vai aprender o que são as lâmpadas de LED dicroica, seus benefícios e como escolher o melhor modelo.

A lâmpada dicroica convencional

As lâmpadas dicroicas são lâmpadas halógenas de baixa voltagem em cujo interior existe uma superfície refletora. Ela serve para filtrar a radiação infravermelha, que passa por trás da lâmpada.

Como essa radiação é uma fonte significativa do calor, o facho de luz dicroico esquenta bem menos que o de uma lâmpada incandescente tradicional. 

Por isso, lâmpadas dicroicas são usadas para iluminar objetos sensíveis ao calor, como pinturas, fotografias, itens em couro, alimentos e vinho. Essa versatilidade permite que sejam instaladas em vários ambientes da casa ou escritório.

Diferença da LED dicroica para a LED

A chamada LED dicroica é uma lâmpada LED  (ou seja, não-halogênica), que recebe esse nome por ser indicada para substituir as dicroicas convencionais.

Ou seja, é o tipo de lâmpada que serve para complementar a iluminação, sendo instalada em nichos, sancas de gesso, para destacar quadros e obras de arte, em galerias, salas de eventos, no bar de casa, na adega, etc.

Também funcionam para a iluminação de trabalho, como em abajures no home office ou na cozinha. Assim, o que distingue a LED dicroica da LED é a função, e não a tecnologia.

Benefícios da LED dicroica

A LED dicroica é ainda mais econômica do que a lâmpada dicroica convencional. Por gerarem menos calor, elas têm uma vida útil prolongada, de até 15 anos. Além disso, consomem menos eletricidade.

As lâmpadas de LED não contém metais pesados como chumbo e mercúrio, prejudiciais ao meio ambiente, e que são encontradas nas dicroicas tradicionais (halógenas).

Também são mais resistentes, sem cobertura de vidro e outras partes frágeis. Isso torna os objetos mais seguros, já que não existe risco de acidentes com vidro quebrado ou com o vazamento de metais tóxicos.

Onde usar a LED dicroica

Este tipo de lâmpada pode ser usado para resolver a maior parte dos problemas de iluminação. Isso porque tais utensílios são muito versáteis e emitem bastante luminosidade com baixo consumo de energia.

As lâmpadas também podem ser instaladas em diferentes cômodos da casa ou em área externa. A LED dicroica pode vir nas cores branca (para ambientes como escritório e cozinha) e amarela (para um efeito aconchegante na sala ou nos quartos).

Como encontrar o melhor modelo

Como em qualquer tipo de compra, o ideal é fazer uma boa pesquisa de preços e modelos antes de decidir. Vale ressaltar que o lugar para encontrar modelos mais econômicos de LED dicroica são as lojas virtuais.

Esperamos que este texto tenha sido útil para você. Agora que você sabe mais sobre a LED dicroica, dê uma olhada na lâmpada 5 W da Cristallux que ilumina como se tivesse 40 W. Você vai ver que ela é uma lâmpada versátil, ecológica, econômica e com muita durabilidade. Confira!