A procura pela lâmpada de LED para casas, salões, escritórios e indústrias cresce em ritmo acelerado. A expectativa é que esse mercado registre um aumento de 12,6% ao ano e movimente cerca de 70 bilhões de dólares em todo mundo até 2023, segundo um estudo realizado pela P&S Market Research.

A tecnologia LED já está presente em televisores, smartphones, semáforos, faróis de veículos etc. O baixo consumo de energia figura como uma das vantagens mais aparentes, mas é a crescente busca por soluções ecologicamente eficientes que contribui para a expansão da indústria de iluminação LED.

Levar essa tecnologia e todos os benefícios dela para casa é o desejo de muitas pessoas. A boa notícia é que o mercado nacional está aquecido e conta com diversas opções para qualquer gosto, estilo ou necessidade, como você verá ao longo desse artigo. Confira!

Principais vantagens da lâmpada de LED

Em termos de economia, durabilidade e sustentabilidade, não há tecnologia mais vantajosa. Por isso, cada vez mais consumidores optam por levar a lâmpada de LED para casa.

Economia

Em relação às lâmpadas tradicionais do mercado, as lâmpadas de LED consomem até 80% menos energia, pois sua taxa de luminosidade é muito alta e a geração de calor é praticamente nula. A lâmpada incandescente, por exemplo, faz com que quase 90% da energia seja perdida na forma de calor.

Durabilidade

Enquanto uma lâmpada incandescente apresenta vida útil média de mil horas e a fluorescente de cerca de 8 mil, as de LED são capazes de operar por até 50 mil horas! Isso significa que, embora seu valor de venda seja relativamente mais alto que as outras, a economia no longo prazo é bem maior.

Sustentabilidade

alta eficiência da lâmpada de LED reduz a demanda por energia elétrica em casas, empresas e locais públicos, assim como sua longa durabilidade aumenta o intervalo para trocas e manutenção. Além disso, elas são construídas a partir de materiais recicláveis, facilitando o descarte e favorecendo a natureza.

Recomendações de uso da lâmpada de LED para casas

Outra característica das lâmpadas de LED que chama a atenção de arquitetos, designers e engenheiros é o leque de alternativas de produtos, cores, modelos e formatos para qualquer ambiente. Confira algumas sugestões!

Quartos e salas

O amarelo valoriza as cores reais de um espaço e também oferece sensação de conforto. Portanto, as lâmpadas de LED amarelas são as mais indicadas para ambientes de relaxamento e descanso, como quartos e salas.

Uma sugestão para ajudar a compor o ambiente é a luminária do tipo plafon capaz de conferir um estilo moderno ao cômodo sem abrir mão do aconchego.

lampada-de-led-para-casas

Iluminação LED com luz branca quente

Home office e cozinha

O objetivo principal de uma iluminação para home office deve ser criar um ambiente que estimule a produtividade. As lâmpadas de LED brancas são as mais indicadas, pois são mais estimulantes e imitam a luz natural que deixa o cérebro desperto.

As recomendações para a cozinha também são as mesmas, uma vez que a higienização e o preparo dos alimentos exigem atenção e boa iluminação. Usar luminárias embutidas, focadas no local onde a comida é preparada, pode melhorar ainda mais a experiência na cozinha.

lampada-de-led-para-casas

Iluminação LED com luz branca fria

Área externa

Em jardins, luzes focadas e menos intensas são muito utilizadas, visto que conferem contraste às plantas sem comprometer o comportamento natural delas. Porém, os refletores de LED também figuram como ótimas opções.

Já para áreas de convivência, como varandas ou espaços gourmet, o ideal consiste em disponibilizar uma boa luminosidade, evitando ofuscamentos e cansaço visual. O branco quente é uma sugestão interessante para manter a iluminação eficiente e preservar o conforto.

Iluminação LED para áreas externas

Viu só como são vantajosas e como existem opções variadas de lâmpada de LED para casas? Não perca mais tempo e modernize seu lar com as melhores ofertas da Energilux!