A energia solar está cada vez mais popular no Brasil e não é difícil entender o motivo. Afinal, nosso país recebe muita incidência do Sol, o que facilita a produção deste tipo de energia.

Pensando nisso, você já cogitou aproveitar a luz solar e aderir a esta tecnologia? Se ainda está em dúvida sobre isso, continue a leitura e conheça as principais vantagens da energia solar. Confira!

O que é energia solar?

Nada mais é do que a energia proveniente do sol. Ela é considerada limpa — que não resulta em danos para o meio ambiente — e pode ser utilizada em diversas atividades.

Essa fonte de energia cresce progressivamente no Brasil e no mundo não só nas residências, mas também em grande escala.

Para captar a radiação solar, também conhecida como energia térmica, convertendo-a em elétrica ou mecânica, são utilizadas placas solares. O objetivo delas é absorver a radiação, aquecer e gerar a corrente elétrica para o nosso uso.

A instalação das placas deve ser feita em um local com boa incidência solar. Alguns exemplos são os telhados de casas e prédios e até mesmo os campos abertos de fazendas. 

Quais as vantagens da energia solar?

É sustentável

Com esse conceito em mente, podemos afirmar que esse tipo de energia é sustentável. Isso porque, ela supre nossas necessidades sem prejudicar as gerações futuras, já que é renovável e não polui o planeta.

Gera economia

Optar pela energia solar pode representar uma redução considerável na conta de luz. Com essa economia, o valor gasto na instalação do sistema é recuperado ao longo dos anos.

Outra vantagem, é que esse sistema solar não sofre reajuste como acontece com a conta de energia elétrica. Além disso, você não paga pela utilização da luz do sol.

Facilita na hora da instalação 

Essa é uma das vantagens que mais surpreende quem opta pela energia solar. Afinal, são necessários de dois a três dias apenas para a instalação, se não ocorrer algum imprevisto. 

Após o estudo do melhor lugar para instalação dos painéis, o sistema é fixado — geralmente, em uma estrutura já existente. Logo após, são feitas algumas adequações, como eletrodutos e quadros de distribuição, se for preciso.

Exige pouca manutenção

Pouca ou praticamente nenhuma manutenção, tanto preventiva quanto corretiva, se o sistema for bem planejado.

Aos proprietários é indicado limpar os painéis solares a cada seis meses, mas nem sempre é preciso. Já que, como eles possuem uma película antiaderente, muitas vezes a chuva se encarrega da tarefa.

É renovável

Diferentemente do petróleo, que é uma fonte finita, a energia solar é renovável. Sendo assim, ela não esgota, ou seja, a radiação solar sempre estará presente no próximo dia.

Como investir na energia solar?

Ela pode ser utilizada em todas as funções da casa, da ativação dos interruptores até o momento do banho quente. A energia solar também pode ser aplicada em espetos para iluminar o jardim com o led solar, por exemplo.

É importante lembrar que, apesar de ser conhecida como energia elétrica solar, esse termo é incorreto, porque ela é térmica. Para que ela se torne elétrica é preciso que ocorra a conversão por meio dos painéis solares. 

Após conhecer as vantagens da energia solar, você também está pensando em adotar esse sistema? Então, aproveite e compartilhe essas informações em suas redes sociais para ajudar outras pessoas!