As lâmpadas de tecnologia LED estão cada vez mais presentes nas nossas residências e é fácil entender o motivo, afinal, elas são muito mais vantajosas que as convencionais.

E isso inclui os modelos tubulares. No entanto, para garantir o máximo de eficiência e evitar acidentes é importante saber como instalar a lâmpada de LED tubular de forma correta.

Se você pretende trocar as lâmpadas tubulares fluorescentes da sua casa pelas LEDs, mas ainda tem algumas dúvidas e não se sente seguro para fazê-lo, fique tranquilo! Neste miniguia que preparamos há tudo que você precisa saber sobre a lâmpada LED tubular.

Assim, você e sua família poderão aproveitar o quanto antes todos os benefícios oferecidos por elas. Confira!

Quais as vantagens da lâmpada de LED?

As lâmpadas de LED oferecem muitos benefícios e, por isso, são cada vez mais cotadas para substituir a iluminação comum. Veja alguns deles:

Maior durabilidade

As lâmpadas em LED têm uma excelente eficiência e sua vida útil pode chegar a até 100.000 horas, o equivalente a 11 anos de operação contínua sem precisar substituí-la.

Isso acontece porque o LED vai enfraquecendo ao longo do tempo, diferente da lâmpada incandescente que queima os filamentos e apaga repentinamente. 

Resistência elevada

Outro fator que contribui para a durabilidade do LED é que as lâmpadas são feitas com componentes muito resistentes e, por isso, suportam exposição ao vento, calor e frio.

Economia 

O LED é capaz aproveitar 90% da energia utilizada em luz, o que gera uma grande eficiência e faz com ele não esquente. Já as lâmpadas incandescentes, convertem apenas 20% em luz e 80% em calor.

O menor gasto de energia promovido pelo LED é o responsável por oferecer uma grande diferença na conta de luz da sua casa

Sustentabilidade

O LED não possui material tóxico em sua composição — diferente da lâmpada incandescente, que contém mercúrio. Ele ainda é 100% reciclável e, durante sua vida útil, é capaz de economizar o equivalente a 25 trocas de lâmpadas incandescentes. 

Baixa tensão

Uma rede de alimentação de baixa tensão é suficiente para acender uma lâmpada de LED, o que pode reduzir os riscos de acidentes. 

Por que optar pelo modelo tubular?

Além das vantagens do LED que você já conheceu, o modelo tubular possui ainda mais benefícios ao ser empregado em residências, indústrias e ambientes corporativos.

Eficiência e precisão luminosa 

Por ter um fluxo luminoso muito eficiente e uniforme, a lâmpada de LED tubular é uma ótima opção para quem busca economizar na quantidade de lâmpada empregadas.  Esse modelo oferece uma iluminação ampla e bem distribuída devido ao seu formato alongado, suprindo a necessidade de vários pontos de luz.

Versões de pronta instalação

Já existem modelos tubulares prontos para instalação com o padrão de soquete brasileiro, o E27. Assim, não é preciso trocar toda a fiação para adaptá-los. 

Iluminação ideal para grandes espaços

Por sua capacidade luminosa, as lâmpadas de LED tubulares são ideais para iluminar grandes espaços, como os galpões. Mas por suas vantagens, elas ganharam popularidade em áreas de serviço de residências, salas comerciais e nas garagens subterrâneas. 

Outras características das lâmpadas de LED tubulares são:

  • reduzem em até 80% o consumo de energia;

  • não emitem radiação UV e não atraem insetos, sendo uma opção segura para ambientes corporativos;

  • possui vida útil de até 50.000 horas;

  • conta com um forte fluxo luminoso;

  • não possui reatores, o que faz com que ela consuma menos energia e não produza ruídos desagradáveis;

  • variedade na temperatura de cor;

  • não contém metais pesados na composição.

Como instalar lâmpada de LED tubular? 

Separe o material necessário

Para esse procedimento, você vai precisar de material elétrico básico, como chave de fenda ou Philips, alicate, retalhos de fios elétricos e fita isolante.

Desligue a energia

Como será necessário lidar com a fiação elétrica e outros equipamentos diretamente conectados a ela, desligar a energia no circuito é essencial para realizar a troca sem riscos.

A forma mais segura de fazer isso é por meio do desligamento de disjuntores e, caso você não saiba qual é o correto, consulte um profissional.

Prefira realizar o procedimento durante o dia, de modo a aproveitar a iluminação natural. Caso necessário, utilize também uma lanterna.

Retire as lâmpadas tubulares antigas

Caso estejam fixadas em uma luminária, será necessário também removê-la temporariamente. Assim, fica mais fácil retirar as lâmpadas tubulares, especialmente as fluorescentes, que têm fixação dupla.

Durante esse desmonte, o ideal é usar óculos de proteção e máscara sobre a boca, uma vez que podem cair insetos ou partículas de poeira a partir do forro ou de alguma outra parte da caixa da luminária.

Depois disso, armazene as lâmpadas tubulares antigas em local seguro. As fluorescentes têm mercúrio em sua composição, substância tóxica para a saúde de humanos e animais.

Desconecte os reatores 

Uma vez que as lâmpadas de LED dispensam reatores devido ao seu funcionamento eletrônico, será preciso desconectar os existentes, cortando os fios elétricos com um alicate.

Em seguida, reconecte os fios cortados, utilizando os retalhos de fios elétricos para unir um lado ao outro. Observe a existência de fase da energia elétrica em um dos lados e, no outro, a fiação neutra. Isole adequadamente essas conexões, usando uma fita isolante.

Observe as instruções sobre o esquema elétrico

A maioria das lâmpadas tubulares LED do mercado são bivolt — isto é, funcionam em redes de 127 ou 220 volts.

Com relação à montagem, basicamente, a maioria das lâmpadas de LED tubulares conta com dois esquemas. Em um, basta conectar a fiação de fase de um dos lados da lâmpada e, do outro, a fiação neutra.

No entanto, algumas marcas estabelecem que as duas conexões sejam feitas em apenas um dos soquetes, em um único lado.

Desse modo, é muito importante atentar às instruções de instalação fornecidas pelo fabricante, que geralmente constam na embalagem ou em manuais.

Reinstale o sistema

Respeitando as instruções, conecte as lâmpadas tubulares à fiação elétrica e aos devidos locais dentro da luminária, isolando adequadamente os fios.

Caso exista um fechamento de grelha ou vidro, recoloque-o também, observando a montagem e as peças corretas. Feito isso, coloque a luminária de volta ao lugar, fixando os parafusos com firmeza para evitar acidentes.

Religue a energia 

Depois de concluída a instalação, religue o disjuntor e teste o funcionamento da lâmpada tubular. Caso não ocorra o acendimento instantâneo, desligue novamente a energia e verifique se alguma parte da montagem foi realizada de forma incorreta.

Apesar de parecer bastante complicado, especialmente quando não se tem familiaridade com o procedimento, esse tipo de instalação é bastante simples. O importante é usar os materiais adequados e ficar sempre atento às normas e às instruções de segurança fornecidas por fabricantes e profissionais.

Viu só como instalar lâmpada de LED tubular pode ajudar a reduzir a conta de luz, economizar com a troca de lâmpadas, que não precisará ser constante devido à durabilidade do LED, e ainda contribuir com o meio ambiente? 

Portanto, apesar do investimento inicial maior, em comparação às fluorescentes ou incandescentes, o custo-benefício torna as lâmpadas LEDs tubulares opções mais vantajosas. E agora que você já sabe como instalá-las, ficou tudo mais fácil, não é mesmo?

Gostou deste conteúdo? Está seguro de como instalar lâmpada de LED tubular? Assine nossa newsletter e saiba antes de todo mundo as melhores dicas sobre arquitetura, iluminação e design!