Lugares claros, bem iluminados, amplos e com mobiliário funcional. O que pode parecer a descrição de espaços sem personalidade e até mesmo “chatos” do ponto de vista decorativo, são, na verdade, ambientes minimalistas, que podem ser muito sofisticados, elegantes e cheios de personalidades.

Quer saber como transformar seu espaço? Acompanhe nosso artigo e confira 5 dicas imperdíveis!

A decoração em ambientes minimalistas

Menos é mais. Essa é a expressão-chave para criar ambientes minimalistas. Entre os princípios desse tipo de decoração estão a sobriedade e simplicidade: são cômodos com poucos móveis e objetos decorativos — e aqueles que existem têm realmente funcionalidade e uma razão de estar ali.

É um refúgio do mundo caótico que encontramos lá fora, em um ambiente clean com bastante luz natural, espaço para apreciação e funcionalidade. Em resumo, a decoração minimalista busca trazer uma atmosfera de paz, simplicidade e conforto, valorizando o que é essencial para o dia a dia.

Quer investir nessa decoração? Então, confira 5 dicas para acertar nas suas escolhas e criar ambientes com personalidade!

1. Aposte nas linhas retas e traços geométricos

O mobiliário usado na decoração minimalista conta muito. A aposta, aqui, é nos móveis com linhas retas e geométricos, práticos e fáceis de mexer e cuidar. Os materiais podem ser em madeira e em pintura em laca. Em portas, armários e gavetas, o ideal é trabalhar com puxadores simples e retos, em cores sóbrias, como o preto, por exemplo.

Prefira estantes fechadas e gavetas com o sistema fecho-toque, para não ter que trabalhar com puxadores.

2. Dê preferência às tonalidades claras e sóbrias

O uso das cores em ambientes minimalistas deve ser ponderado. No geral, as cores mais trabalhadas são o branco, o preto, o azul e o bege, além dos tons pastéis e suas variações. Isso vale para as pinturas, móveis e objetos decorativos (lembrando que devem ser poucos e com função bem definida no ambiente).

3. Desapegue do que não é essencial

Talvez essa seja a parte mais difícil para quem está buscando uma decoração minimalista. O excesso de elementos deve ser eliminado para criar um ambiente leve, limpo e claro — como o minimalismo prega.

Praticar esse desapego pode ser importante não só para “limpar” o ambiente, mas também para descarregar a energia acumulada, abrindo espaço para uma vida mais leve.

Por isso, faça uma curadoria em tudo o que você tem em casa: observe o que é realmente utilizado e o que de fato faz sentido ter. O que não for, doe, troque ou venda. Além de ajudar outras pessoas a ter um consumo mais colaborativo, você ainda poderá perceber como não precisa de tanto para viver bem, com conforto e feliz.

4. Capriche na organização e limpeza

A facilidade de limpar e organizar ambientes minimalistas é, com certeza, um dos pontos altos desse estilo de decoração. Mas uma coisa também é certa: a limpeza também faz parte. É ela que permitirá a sensação de leveza e bem-estar no ambiente.

Portanto, cuide das superfícies dos móveis e do chão, mantendo-os sempre limpos e livres de objetos desnecessários.

5. Use a luz a seu favor — natural e artificial

A iluminação também é parte importante deste estilo decorativo, e o ideal é otimizar a luz natural do ambiente. Para isso, aposte em janelas grandes, com esquadrilhas leves. Além disso, as cortinas devem ser simples, como blackouts e persianas.

As luminárias e lustres também podem dar um toque especial à sua decoração minimalista. Evite os pendentes e priorize a iluminação embutida, com a possibilidade de regulação da intensidade da luz. Além disso, o ideal é trabalhar com lâmpadas de LED, que traz mais leveza e modernidade.

Já imaginou ter uma casa fácil de limpar, com bastante espaço e poucos móveis? Aposte nos ambientes minimalistas e veja como a decoração pode, sim, ser elegante, ousada e sofisticada, sem precisar de objetos em excesso.

Mas se o estilo minimalista não faz a sua praia, conheça outros tipos de decoração e descubra o melhor para sua casa e estilo de vida!