Todo mundo que já precisou comprar uma lâmpada deve ter se deparado com a informação de branco frio e branco quente na embalagem durante o processo de escolha. Apesar das visíveis diferenças na aparência de cor, nem sempre é clara a informação de como selecionar e aplicar cada tipo.

A iluminação, tanto natural como artificial, tem grande influência fisiológica e psicológica nos seres humanos. Assim, é importante utilizar cada tipo de iluminação de forma inteligente, considerando as funções dos ambientes, seus horários de utilização e seus ocupantes.

Para fazer ou exigir a escolha inteligente entre as diferentes aparências de cor da luz, é importante entender alguns conceitos simples, apresentados a seguir:

Entenda o que é temperatura de cor

É a característica técnica que diferencia, através de uma gama de valores medidos em Kelvin (K, unidade de temperatura), a aparência de cor da luz. Podemos dividir essa gama em três intervalos:

  • valores mais baixos, de até 3.500K: correspondem a uma luz branca quente, amarelada, correspondente à luz emitida por uma lâmpada incandescente, por exemplo;
  • valores intermediários, entre 3.500K e 5.500K: são de luz branca neutra, como a luz do meio dia, vinda do sol;
  • a partir de 5.500K: temos a luz branca fria, de aparência mais azulada.

Ao contrário do que se pode pensar, a temperatura de cor se relaciona, como já mencionado, com a aparência de cor da luz, e não com a quantidade de calor que uma lâmpada pode emitir durante seu funcionamento.

Da mesma forma, a temperatura de cor não influencia no nível de iluminação fornecido: uma lâmpada 2.700K pode fornecer tanta luz para um ambiente quanto uma de 6.000K. 

Saiba como e onde usar o branco frio e branco quente

Branco quente

Semelhante à luz do pôr do sol, propicia uma atmosfera mais relaxante, prazerosa e acolhedora. Para ambientes residenciais, é a temperatura de cor ideal para espaços de descanso, como quartos e sala de estar.

Já na arquitetura comercial, a iluminação branca quente é utilizada em lojas e restaurantes mais sofisticados, onde é desejável a permanência dos clientes por mais tempo.

Branco neutro

A iluminação neutra é bastante encontrada em ambientes corporativos, por ser visualmente mais confortável para permanência prolongada dos ocupantes.

É uma temperatura de cor mais difícil de ser encontrada para uso residencial (no caso de lâmpadas LED), apesar de serem recomendáveis para banheiros, cozinhas, home offices e corredores internos ou de áreas comuns em condomínios.

Branco frio

A luz branca fria, por sua vez, é mais impessoal, deixa o organismo humano em estado alerta e o induz a crer que ainda é dia. Muito recomendada para ambientes que exigem maiores níveis de concentração. Em residências, pode ser utilizada para cozinhas e áreas de serviço, pela existência de instrumentos possivelmente perigosos.

Outras aplicações são os hospitais, cozinhas industriais, iluminação pública e estabelecimentos comerciais que exigem alta rotatividade, como redes de fast food e lojas de departamento.

A tecnologia das lâmpadas LED

Em termos de eficiência e economia, as lâmpadas LED revolucionaram a forma de iluminar artificialmente: vida útil muito mais longa, níveis de iluminação que sofrem depreciação mínima, fidelidade de temperatura de cor, dentre outros.

Apesar de um investimento inicial mais alto, o retorno financeiro vem a médio e longo prazos, na economia do uso de energia e nas raras reposições de lâmpadas. Além disso, o mercado tem apresentado grande variedade e qualidade de produtos, devido à recente obrigatoriedade de qualidade exigida pelo Inmetro.

A luz, seja feita em branco frio ou branco quente, tem também o poder de complementar perfeitamente ou atrapalhar os objetivos quanto à decoração do seu ambiente.

Ela pode valorizar as cores presentes no espaço, aproveitar o melhor potencial dos sistemas de iluminação – direta ou indireta, pendentes, etc – por isso é sempre importante consultar um profissional de arquitetura e design para que sejam elaboradas as melhores soluções para as suas necessidades.

Entendeu a diferença entre branco frio e branco quente? Então siga-nos nas redes sociais e mantenha-se informado sobre dicas de iluminação e onde adquirir os melhores produtos. Estamos no Facebook e Twitter.